facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Notícias
Uma em mil... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Fernando Peña foi um espadista Espanhol com grandes desempenhos desportivos nos anos 90.
Quando eu tinha cerca de 20 anos, lembro-me de estar numa prova internacional a conversar com ele sobre as minhas possibilidades como atirador. Nestes primeiros embates com o circuito mundial de seniores sentia-me bem inferior aos melhores atletas, distancia essa que me parecia sempre impossível de encurtar.
Foram mais ou menos estas as palavras do Fernando -"quando jogas com o Campeão do Mundo as tuas hipóteses de vitória são uma em mil. Isto não significa que tens que perder 999 vezes e que à milésima serás vencedor, mas sim que, cada vez que o defrontas, estás a disputar a tua vitória."
Para mim estas palavras foram muito importantes e, em tudo na vida, por muito pequenas que sejam as possibilidades de êxito não me esqueço que a cada momento estou a disputar a minha vitória. Nem que a probabilidade seja... uma em mil...

 
O Toque PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Abro o ano de 2006 debruçando-me sobre a essência da Esgrima - o toque.
É com este objectivo que se adquirem inúmeras técnicas organizando-as em estratégias ofensivas ou defensivas.
Explicava o Mestre Horvath que se podia tocar no adversário de duas formas:
* Quando a nossa acção chega antes da contra-acção do adversário (ex. um ataque que chega antes da parada do opositor)
* Quando a nossa acção ilude o adversário enganando a sua contra-acção (ex. um ataque com finta enganando a parada do opositor)
A principal diferença entre estes dois "tipos" de toque é que a primeira forma permite-me obter êxito sobre adversários mais fracos, ou melhor, em que a contra-acção necessária face à minha acção seja de qualidade inferior, enquanto que a segunda forma possibilita-me enganar a contra-acção do meu adversário não dependo assim exclusivamente da minha capacidade de execução mas sim da minha capacidade de antecipação do que vai acontecer.
Atentemos no seguinte. Se jogar com o campeão do mundo dificilmente o consigo atacar sem cair na sua parada. Posso no entanto aumentar a probabilidade de êxito se construir uma das seguintes situações:
* Fazê-lo acreditar que não vou atacar, atacando num momento inesperado.
* Fazê-lo acreditar que irei atacar um determinado alvo (ex. peito) conduzindo a sua leitura para preparar uma parada alta e atacando um alvo oposto (ex. pé).
* Fazê-lo acreditar que vou atacar num determinado alvo, "orientando" a sua decisão de parada e atacando com finta sobre essa mesma parada.
Estas são apenas algumas estratégias onde, utilizando o trabalho de preparação, tentamos antecipar a contra-acção do nosso adversário "induzindo" as suas reacções, aproveitando-as para a conclusão do nosso toque.
Podemos vencer os nossos adversários com qualquer tipo de toque, mas só o controlamos verdadeiramente quando o enganamos explorando os seus erros e principalmente "conduzindo" as suas reacções.

 
Para lá do fim do Mundo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Kangwon Land, este e o local onde me encontro. O verdadeiro fim do Mundo. Quem se lembra daquele filme - Os Deuses devem estar loucos - onde o protagonista corria pela planicie africana tentando chegar ao fim do mundo para devolver uma garrafa de coca-cola que havia caído do céu? Pois aqui encontraria com facilidade esse mesmo local caso o cenário fosse com montanhas. Taebaek, local da prova, e ainda um pouco mais a frente. 50 minutos para lá do fim do mundo.
Os Coreanos, sempre simpáticos, não entendem uma palavra de qualquer língua que conheço mas estão sempre prontos a ajudar. O primeiro com que falei no aeroporto foi o único que sabia algo de Português. Repetiu a palavra Figo 3 vezes seguidas.
Para quem tem duvidas da dimensão da esgrima no mundo fiquem a saber que esta e uma das poucas modalidades que nos pode levar ate... para lá do fim do mundo.
 
<< Início < Anterior 231 Seguinte > Final >>

Pág. 231 de 231
bannerdiariodonuno

Eventos

Fevereiro 2019 Março 2019 Abril 2019
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados