facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Notícias
Falam, Falam... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Neste espaço tenho falado um pouco sobre a divulgação da Esgrima e na importância de estarmos visíveis e perto das "grandes massas". Realcei a importância de eventos promocionais como os efectuados no Centro Comercial Colombo, onde muitas pessoas experimentaram a Esgrima e recolheram informações sobre a modalidade e locais para a sua prática.Consciente que cada vez mais é necessário modernizar as formas de contacto com as pessoas na procura de novos praticantes, fiquei muito entusiasmado com o desafio que a Telemoveis.com me lançou, colocando-os em contacto com a FPE para que o projecto eSgriMaS - Da divulgação à Experimentação fosse o mais abrangente possível.Com o projecto eSgriMaS pretende-se aliar a Esgrima aos dois veículos mais potentes da comunicação - Telemóveis e Internet. O Telemoveis.com (www.telemoveis.com), sendo o maior portal independente de telecomunicações em Portugal, compota uma das maiores comunidades online do nosso País com cerca de 100.000 utilizadores registados.É conhecido o poder da Esgrima sobre as pessoas quando estas a podem experimentar. O contacto com as armas e a sua utilização lúdica preenche o imaginário de criança de todos nós. O projecto eSgriMaS promove não só a divulgação, mas também proporciona a experimentação da modalidade.O projecto eSgriMaS insere-se nos concursos SMS do portal Telemoveis.com e premeia os participantes com aulas de Esgrima. Ou seja, por enviar SMS´s para um número curto pré-determinado, os utilizadores habilitam-se a ganhar a possibilidade de terem uma aula de esgrima completamente grátis. A cada 5 SMS é atribuído o prémio, sendo os vencedores contactados telefonicamente.Espero que este projecto inovador possa ser mais um veiculo de ajuda para que as Salas de Armas, que o integrem, possam captar mais praticantes e continuar o desenvolvimento da modalidade.É necessário reflectir e falar sobre as "coisas" mas também contribuir fazendo "coisas", para não integrar o grupo dos que... falam, falam mas...Assim, se ainda não são praticantes - falem, falem mas... por SMS, concorrendo às aulas de Esgrima que, já em julho, estarão disponíveis para oferta nos concursos em www.telemoveis.com.
 
"Deslocado" num Centro de Treino PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

18-06-2005
Os Centros de Treino são uma das estratégias possíveis de organizar o treino com vista ao Alto-Rendimento.
Numa abordagem simplista, juntar os melhores esgrimistas, enquadrá-los com os melhores treinadores e apetrechá-los com os equipamentos necessários é à partida uma solução de sucesso fácil de fundamentar.
Vários são os Países que utilizam este modelo, concentrando os atletas das Selecções ao longo de todo o ano, outros efectuam o trabalho centrado nos Clubes juntando apenas os melhores atletas antes de grandes competições e há outros ainda que utilizam sistemas mistos.
Nesta reflexão não pretendo defender este ou aquele modelo e muito menos criticar aquele que é utilizado no nosso País. O que a mim me preocupa é o facto dos Centros de Treino implicarem, em muitos casos, a deslocação de jovens atletas afastando-os do seu envolvimento familiar.
A deslocação de jovens obriga, no meu ponto de vista, a um enquadramento que tem que ser bem mais abrangente do que um simples acompanhamento à distância do seu percurso desportivo e escolar.
Acompanhamos os nossos filhos tão perto quanto nos é possível, procuramos dotá-los de ferramentas para crescerem e tentamos transmitir-lhes confiança para que nos procurem sempre que acharem necessário. Sabemos que este é um trabalho diário desde que nascem e que mesmo assim, nem sempre os conseguimos ajudar.
Esta reflexão não visa emitir juízos de valor sobre aqueles que, ao serviço da Esgrima, efectuaram o seu crescimento nestas condições. Para mim esses são e serão sempre os grandes Heróis deste sistema com o qual, pedagogicamente, me encontro discordante.
O que não posso aceitar é que "aquilo" que considero mau para os meus filhos... sirva para os filhos dos outros.

 
Espectáculo Desportivo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Diversos são os contextos dos espectáculos desportivos e todos eles se alimentam do interesse que despertam nas pessoas. Sem público não há envolvimento, não há apoios, não há condições que sustentem a sua existência.
Quando falamos de espectáculos desportivos que envolvam crianças a situação está resolvida por natureza. Pais, familiares e amigos dão vida às provas dos pequenos atletas.
Quando falamos de espectáculos desportivos com grandes estrelas também não é difícil garantir um enquadramento mínimo, embora obrigue a alguma estratégia dependendo da visibilidade de cada modalidade. Permitam-me lembrar que, mesmo os "Óscares do Desporto" - Laureus - gala recentemente realizada no Casino do Estoril, e que teve uma exibição de Esgrima no espectáculo, associa estrelas do mundo da moda e do cinema para aumentar a projecção do evento.
O problema reside nos eventos desportivos que não se integram em nenhum destes dois grupos. Aí sim, quando associados a modalidades com baixa implementação, é difícil promover espectáculo desportivo.
Este tipo de espectáculos tem que assegurar a sua visibilidade associando-se a eventos paralelos. Os Japoneses atribuíram às escolas primárias de Tóquio o apadrinhamento das selecções de todos os Países participantes nos Mundiais de Ginástica e encheram o Pavilhão de cor e entusiasmo, retribuído pela visita dessas mesma selecções às escolas que os apoiaram. Nos Mundiais de Basquetebol de Juniores no Pavilhão Atlântico as bancadas, muitas vezes vazias, contrastavam com o envolvimento dos torneios de 3X3 que se realizavam no exterior movimentando imensa gente em torno da modalidade.
Foi com grande tristeza que observei este sábado as finais do Torneio Satélite no Estoril. Não pelos desempenhos desportivos, pois sei bem que ninguém mais do que os atletas quer fazer o melhor, mas pelo envolvimento existente, onde os poucos funcionários Camarários, responsáveis pela arrumação do material, constituíram metade do público presente somando-lhes "meia dúzia" de convidados que gentilmente compareceram.
No próximo fim-de-semana voltamos a ter nova competição internacional no nosso País com a Taça do Mundo de Lisboa. A realização das finais num Centro Comercial, e a utilização desse espaço para divulgação da modalidade durante 3 dias asseguram uma boa projecção para a modalidade.
Os Clubes têm aqui uma boa oportunidade de se tornarem visíveis e promoverem o seu trabalho junto de grande número de pessoas, captando-lhes o interesse para a prática da Esgrima.
Esta é uma forma de produzir espectáculo desportivo em torno da Esgrima e o Parede... vai lá estar.

 
<< Início < Anterior 231 Seguinte > Final >>

Pág. 231 de 231
bannerdiariodonuno

Eventos

Abril 2019 Maio 2019 Junho 2019
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados