facebook

Clube Atlântico de Esgrima

Logotipo
Esgrima
Atlântico conquista oito medalhas no Campeonato Nacional de Esgrima Seniores PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 22 Maio 2022 20:32

Durante o último fim de semana decorreu na Anadia o Campeonato Nacional de Esgrima Seniores, no qual o Atlântico esteve representado por 16 esgrimistas. No sábado, o destaque foi para Filipe Frazão, Miguel Frazão e João Cruz, que ocuparam as três primeiras posições do pódio, respetivamente, na vertente masculina. Já na vertente feminina, Fabiana Bonito foi a atiradora que mais se destacou ao alcançar a medalha de bronze.

É a prova mais importante do Circuito Nacional. Cada posição na classificação final vale mais pontos para o ranking e é nesta competição que ficamos a conhecer os Campeões Nacionais. A tensão aumenta, mas nem isso impediu que os 16 atiradores do Atlântico se fizessem à estrada rumo à Anadia.

No sábado, a tarde foi dedicada à competição individual masculina e feminina. Com 37 participantes na vertente masculina, Filipe Frazão foi o grande vencedor do Campeonato Nacional de Espada, após eliminar Miguel Frazão no assalto da final, por 15/13. A fechar o pódio ficou João Cruz, que depois de derrotar Max Rod por 15/14 nos quartos de final, acabou por perder contra Miguel Frazão no assalto da meia final. Uma nota ainda para João Morna, que conseguiu garantir um lugar nos oito primeiros da classificação final.

Em competição esteve ainda Pedro Valido – 9º, Salvador Bruschy – 10º, Duarte Taleigo – 13º, Tiago Bolaños – 14º, Guilherme Garcia – 19º, Miguel Teixeira – 21º, Frederico Louro – 22º e João Pedro Faria – 24º.

Já na vertente feminina, Fabiana Bonito levou para casa a medalha de bronze, depois de ter eliminado a sua colega de equipa, Teresa Ramalho, no quadro de 16, por 15/14, seguindo-se uma vitória por 15/7 nos quartos de final. Uma vez no assalto de acesso à grande final, Fabiana Bonito acabou por perder apenas por um toque contra a Carolina Santos, que veio minutos mais tarde a sagrar-se campeã nacional.

Em competição esteve ainda Teresa Ramalho – 13º, Catarina Ferreira – 15º e Maria do Carmo Arede – 21º.

Poucas horas de sono separaram o fim da prova individual do início da jornada de equipas, que decorreu durante a manhã de domingo. Com apenas quatro equipas em competição no setor masculino, a equipa formada por Filipe Frazão, João Cruz, Miguel Frazão e Tiago Bolaños arrecadou o título de Campeã Nacional, ao vencer por 45/35 uma outra equipa do Atlântico, desta vez composta por João Morna, Miguel Teixeira, Pedro Valido e Salvador Bruschy. A fechar o pódio ficou a equipa formada por Duarte Taleigo, Frederico Louro, Guilherme Garcia e João Pedro Faria, pelo que o Atlântico ocupou o pódio completo.

Na vertente feminina, a nossa única equipa constituída por Catarina Ferreira, Fabiana Bonito, Maria do Carmo Arede e Teresa Ramalho levou para casa a medalha de prata. Depois de uma vitória por 45/32 contra a CESA, nas meias-finais, a equipa do Atlântico acabou por perder o assalto seguinte contra a AEJG, por 42/45.

nacional seniores 2022

 
João Pedro Faria alcança a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Veteranos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 03 Maio 2022 23:00

No último domingo, os esgrimistas do Atlântico, João Pedro Faria e Noé Godinho, rumaram à Anadia para representar o clube no Campeonato Nacional de Veteranos e Iniciados, respetivamente. Destaque para João Pedro Faria, que subiu ao terceiro lugar do pódio na prova do escalão de Veteranos.

Depois de terminar a fase de poules com apenas uma derrota, João Pedro Faria eliminou nos oitavos de final o atirador José Pedro Guedes por 10/5. No assalto de acesso às medalhas, o esgrimista do Atlântico venceu Nuno Silva por 10/9, acabando por ser eliminado por Sebastião Garcia, num assalto em que, numa fase inicial, João Pedro Faria esteve na frente do marcador, ainda que o seu adversário tenha conseguido virar o jogo e vencer por 10/8. João Pedro Faria conquistou assim a medalha de bronze.

No mesmo dia decorreu a competição de Iniciados, na qual Noé Godinho esteve em representação do Atlântico. O atirador alcançou a 15ª posição, depois de ter vencido o assalto do quadro de 32 por 15/10. No entanto, nos oitavos de final, o seu adversário foi mais forte e ganhou o jogo contra Noé Godinho, ditando assim o fim da participação do Atlântico no Campeonato Nacional de Iniciados.

noe

 
Miguel Frazão 7º no Campeonato do Mundo de Juniores PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Nuno Frazão   

Migas Mundial 2Foi no passado dia 8 de abril que Miguel Frazão fez história ao alcançar um brilhante 7º lugar na prova de espada do Campeonato do Mundo de Juniores que decorreu no Dubai.

A jornada começou bem cedo com Frazão a mostrar logo na fase de poules que estava no Dubai para lutar de igual para igual entre os melhores do Mundo. 5 vitórias e 1 derrota foi o seu registo nesta primeira ronda da competição, desempenho que lhe permitiu passar isento no quadro 256, entrando diretamente no quadro 128.

O romeno Burghelea foi o primeiro obstáculo na fase de eliminação direta, ultrapassado com distinção por 15/8, num assalto que foi dominado do princípio ao fim.

Seguiu-se Naimov, do Uzbequistão e, neste caso, Frazão esteve em desvantagem 0/3 na fase inicial do assalto, mas, variando o seu sistema tático, logrou empatar a 4 toques ainda antes do final do primeiro período, arrancando no segundo parcial para uma vantagem que se foi dilatando até aos 15/8 com que passou ao quadro 32.

O austríaco Fuchs foi o adversário no acesso ao quadro 16 e Frazão voltou a impor o seu jogo desde o primeiro minuto, adiantando-se no marcador e gerindo muito bem os momentos em que o seu opositor esboçou alguma recuperação. No final o marcador registava 15/11 e carimbava a passagem de Frazão aos 16 melhores do Mundo.

No assalto de acesso aos quartos de final Frazão tinha agora pela frente o húngaro Kovacs, atirador que havia ganho a etapa italiana do Circuito Mundial e que ocupava o top5 do Ranking Mundial.

Frazão entrou imparável e cedo se adiantou no marcador, chegando a liderar por 9/3. Kovacs ainda teve alguns momentos do assalto onde efetuou algumas recuperações, não conseguindo, no entanto, aproximar-se a menos de 2 toques de Frazão e, no final, 15/12 era o registo da histórica passagem ao top 8 do Campeonato do Mundo de Juniores, feito apenas alcançado uma vez por atiradores portugueses no já distante ano de 2003.

O egípcio Yasseen, Vice-Campeão do Mundo em Título, erro o obstáculo que havia que traspor para Frazão chegar aos lugares do pódio. Um fantástico desempenho, num assalto pautado pelo equilíbrio, não foi suficiente para colocar Frazão entre os medalhados e os 11/15 com que o jogo chegou ao final deixou o nosso Migas num brilhante 7º lugar entre os 208 participantes.

No Dubai esteve ainda Guilherme Garcia, atirador do Atlântico que entrou em competição na prova de espada de Cadetes e que, na sua estreia internacional, alcançou um muito bom 85º lugar entre os 142 atiradores em prova, depois de ultrapassar a fase de poules com 3 vitórias e 3 derrotas, sendo depois afastado no quadro de eliminação direta por um japonês com 6/15.

 
Atlântico leva 10 esgrimistas Benjamins a Leiria PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 03 Abril 2022 15:23

No último sábado, o Clube Atlântico de Esgrima esteve representado por dez atletas na prova de Esgrima do escalão Benjamins, em Leiria. Mateo Teixeira, Miguel Teixeira, Martin Teixeira, Diego Candeias, Clara Costa, Pilar Cruz, Mateus Correia, Carlota Correia, Oliver Viveiros e Francisco Coutinho foram os dez atiradores em competição.

12

 
João Pedro Faria alcança 5º lugar na Taça Herculano Pimentel, de Veteranos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 03 Abril 2022 15:20

O esgrimista João Pedro Faria representou o Clube Atlântico de Esgrima na Taça Herculano Pimentel, do escalão de veteranos. Após obter quatro vitórias na fase de poules, o atirador do Atlântico foi eliminado nos quartos de final por 10-3, contra Alfredo Alves. João Pedro Faria conquistou o 5º lugar da classificação geral, entre um total de 15 participantes.

dr

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 232
bannerdiariodonuno

Eventos

Julho 2022 Agosto 2022 Setembro 2022
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31

Próximos Eventos

Não há eventos agendados.
Visualizar calendário completo

Área Reservada



Parceiros


Desenvolvimento de sites por Made2Web
® 2008 - Clube Atlântico de Esgrima
Todos os Direitos Reservados